Os Contests Pokémon, também conhecido como Concursos Pokémons, são competições que avaliam as características de um Pokémon, como Força, Beleza, entre outras. Esse tipo de competição foi feita para aqueles que não querem ser treinadores Pokémons e sair coletando insígnias durante sua jornada, mas querem ser Coordenadores Pokémon. Assim como os treinadores Pokémon, que sonham em ser Mestres Pokémon, os competidores de Contests sonham em ser grandes Coordenadores Pokémon. As competições Pokémon, são realizadas em diversos lugares do mundo e isso vem aumentando, uma vez que a cada ano há mais pessoas se tornando coordenadores Pokémon querendo participar deste tipo de competição. Assim como os treinadores Pokémon, que saem em sua jornada em busca de insígnias, os coordenadores também recebe esse tipo de prêmio, mas ao invés de insígnias, eles ganham um laço de diferentes formatos e cores, conhecido como Ribbon, ou Fitas. Diferente dos ginásios Pokémon, onde ficam abertos todos os dias e o treinador pode desafiar o líder a hora que quiser, as Competições Pokémon são realizadas em datas definidas, ou seja quem participa deste tipo de competição deve ficar atento para não perder a data do evento. Outra diferença entre os Treinadores e os Coordenadores, é que em quanto um precisa conquistar oito insígnias para participar da Liga Pokémon, o outro precisa conquistar apenas cinco Ribbons para participar do Grande Festival, a competição equivalente á Liga Pokémon. No Grande Festival só competem os melhores coordenadores da região ou continente, por isso, que ser o campeão deste torneio é tão difícil.
Anime
No anime, os Torneios foram introduzidos no início da Geração Avançada, e de acordo com o especial de Dawn, originaram-se na região de Hoenn. Neles, Coordenadores mostram quão belos e habilidosos seus Pokémons podem ser.
A competição é dividida em duas partes. Na primeira rodada, o Coordenador mostra a beleza e o talento de seu Pokémon. A apresentação é avaliada por juízes, geralmente o Sr. Contesta, o Sr. Sukizo e a Enfermeira Joy residente. Os Coordenadores com as maiores pontuações avançam para a próxima rodada. O número de Coordenadores aprovados é diferente para cada Torneio. A segunda rodada é a Rodada de Batalha, onde dois Coordenadores competem numa batalha Pokémon, enquanto continuam a mostrar a beleza e o talento de seus Pokémons, cada batalha dura cinco minutos. O objetivo da batalha é diminuir os pontos do adversário. Pontos são perdidos quando um Pokémon é atingido por um ataque, quando um ataque falha, quando o Pokémon do oponente executa um movimento particularmente bonito ou quando um Pokémon usa o ataque do oponente a seu favor. Uma batalha também pode acabar quando um Pokémon for incapaz de continuar. Neste caso, o Pokémon é eliminado, e seu oponente é declarado vencedor, recebendo uma fita.Para participar de Torneios, um Coordenador precisa de um Passe de Torneio. Coordenadores que ganham cinco fitas podem participar do Grande Festival, uma espécie de Liga Pokémon para Coordenadores. A fita recebida em eventos como a Copa Wallace pode ser usada em qualquer região. Os vencedores do Grande Festival recebem a Taça da Fita e o título de Top Coordenador.
Na maioria dos Torneios de Hoenn, Coordenadores devem usar o mesmo Pokémon nas duas rodadas – embora existam exceções – e a mestre de cerimônias chama-se Vivian. Quando May participou do Grande Festival de Hoenn, outras duas Enfermeiras Joy juntaram-se ao corpo de jurados do evento, que foi realizado em Slateport City.
Na maioria dos Torneios de Hoenn, Coordenadores devem usar o mesmo Pokémon nas duas rodadas – embora existam exceções – e a mestre de cerimônias chama-se Vivian. Quando May participou do Grande Festival de Hoenn, outras duas Enfermeiras Joy juntaram-se ao corpo de jurados do evento, que foi realizado em Slateport City.
Em Kanto, Coordenadores podem entrar com dois Pokémons, um para cada rodada, e a mestre de cerimônias chama-se Lilian. Na vez em que May participou do Grande Festival de Kanto, Vivian, a mestre de cerimônias dos Torneios de Hoenn, foi convidada para integrar o corpo de jurados. Como no Grande Festival de Hoenn, três Enfermeiras Joy ajudaram a avaliar os Coordenadores. Além disso, Jessie atuou como repórter do evento, que foi realizado no Planalto Índigo.
Em Sinnoh, Coordenadores entram com um Pokémon para cada rodada, e geralmente vestem-se para competir, além disso, costumam usar cápsulas e selos para tornar a entrada de um Pokémon mais atraente. Aqui, as competições incluem desempenhos individuais e duplos, com o Grande Festival exigindo apresentações duplas, e Marian é a mestre de cerimônias. Quando Dawn participou do Grande Festival de Sinnoh, a Coordenadora e Líder de Ginásio Fantina juntou-se ao corpo de jurados do evento, que foi realizado no Lago do Valor.
Os contest são competições de beleza (Beauty), inteligência (Smart), fofura (Cute), força (Tough) e maneirismo (possível tradução de Cool) exclusivos de Ruby, Saphire e Emerald. No começo das competições você deve exibir o seu pokémon a platéia, e dependendo da quantia de pokéblocks que você deu pra ele do tipo de concurso e dos neutros, isso pode ajudar muito na fase final.
Na segunda parte essas competições são como uma batalha, o pokémon pode utilizar qualquer um de seus 4 golpes, mas os tipos dele serão os já descritos acima. Em um contest de Beauty por exemplo, se você usar um golpe de Beauty, você ganhará um coração a mais no turno e aumentará a platéia em um ponto (máximo 5), quando a platéia chegar aos 5 pontos você ganhará 8 corações ao invés de 1. Se usar um golpe Cool ou Cute (que são nulos de Beauty) nada mudará nos seus corações e na platéia, mas se usar golpes de Tough ou smart (que são negativos a Beauty) diminuirá em 1 a platéia e seus corações não mudam.
Existe uma ordem de pentágono a seguir, os que se encostam são nulos entre sim, os que não estão ligados são negativos:
Existem vários tipos de ataques:
Avoid
Efeito: Se defender de todos os Jams.
Exemplo: Safegard é Beauty, tem 1 coração.
Avoid Once
Efeito: O mesmo do avoid mas só funciona uma vez.
Exemplo: Counter é Tough, tem 1 coração.
Stop Crowd
Efeito: parar a platéia dor 1 turno depois do seu golpe.
Exemplo: Fire spin é Beauty, te dá 3 corações.
Skip
Efeito: O pokémon não ataca no próximo turno e não recebe jams esse turno.
Exemplo: Hyper Beam é Cool, te dá 4 corações e tira 4 dos da frente.
Further
Efeito: Depois desse golpe seu pokémon não pode mais atacar e nem usarem Jams nele.
Exemplo: Selfdestruct Beauty te dá 8 corações.
Jam Attention
Efeito: Um Jam que tira corações dependendo dos corações dos outros, quanto mais corações os oponentes tiver, mais eles tiram.
Exemplo: Giga Drain smart te dá 2 corações e tira 1.
Jam Front
Efeito: Um Jam que pega apenas o pokémon na sua frente.
Exemplo: Knon off smart te dá 1 e tira 4.
Ealier
Efeito: No próximo turno seu pokémon ataca primeiro.
Exemplo: Argility Cool, te dá 3.
Latter
Efeito: No próximo turno seu pokémon ataca por útimo.
Exemplo: Revenge Tough, te dá 3.
Scrambles
Efeito: No próximo turno a ordem dos pokémon que vai atacar é randômica.
Exemplo: Confuse Ray smart, te dá 3.
Peformer Fist
Efeito: Se for em primeiro ganha 4 estrelas a mais.
Exemplo: Swift Cool, te dá 2.
Performer Lastter
Efeito: Você ganha 0 corações de bônus se estiver em primeiro, 1 em segundo, 2 em terceiro e 5 em último.
Peformer Last
Efeito: Se for em último ganha 4 corações a mais.
Exemplo: Reversal Cool, te dá 2.
Booster
Efeito: Adiciona uma estrela ao pokémon, pra cada appeal que um pokémon usar, dá + 1 nos corações
Exemplo: Dragon dance, te dá 1.
Nuller
Efeito: Limpa os Boosters de todos os pokes da frente.
Exemplo: Haze Beauty, te dá 3.
Consious
Efeito: Se o oponente usar um Jam tira o dobro de corações.
Exemplo: Take down Tough, te dá 3.
Exciter
Efeito: Excita a audiência em qualquer contest.
Exemplo: Return te dá 1 e é cute.
Fronto Goes
Efeito: Se o pokémon da frente fizer menos que 3 corações, esse golpe te dá 3 extras, se fizer mais que 3 te dá 3 a menos, se fizer 3 num muda nada.
Exemplo: Surf é Beauty, te dá 3.
Repetealy
Efeito: Pode ser repetido quantas vezes quiser sem perder pontos ou bônus da platéia.
Exemplo: Hidden power e é smart, te dá 3.
Nervous
Efeito: Deixa alguns dos pokémon que atacaram antes de você nervosos, fazendo eles não atacarem.
Exemplo: Encore cute com 2 corações.
Copier One
Efeito: você ganha o mesmo número de corações que o golpe do oponente na sua frente a mais.
Exemplo: Mirror move com 1 coração, smart.
Copier All
Efeito: você ganha metade do número de corações da soma dos oponentes que atacaram antes de você arredondando para baixo, tudo como extra.
Exemplo: Thief com 1 coração, Tough.
Anti-Combo
Efeito: Zera os contadores de combos.
Exemplo: Flash com 3 corações, beauty.
Jam Same-Type
Efeito: Tira 3 a mais de quem usar um golpe do mesmo tipo que esse.
Exemplo: Streng Tough dá 2 e tira 1.
Jam Combo
Efeito: Tira 4 corações a mais dos pokémon que começaram um combo.
Exemplo: Sluge bomb Tough, te dá 2 e tira 1.
Same-Type
Efeito: Se o golpe da frente for do mesmo tipo do poké da sua frente te dá 4 corações de bônus.
Exemplo: Steel wing cool com 2.
Crowd excite
Efeito: Dependendo dos pontos da platéia antes do seu golpe você ganha os pontos, se tiver 1 ganha 1 de bônus, com 2 é 2, com 3 é 3 e se estive com 4 ganha 5 a mais
Exemplo: Sunny day é beauty, te dá 1.
Randon
Efeito: A pode ganhar bônus nenhum, de 1 ponto, de 3 e até de 7.
Exemplo: Syntesys é smart de 1 coração.
Stars Base
Efeito: Você ganha corações de bônus por cada estrela que seu pokémon tenha. Se você tiver 0 ganha 0, com 1 ganha 2, com 2, 4 e com 3 ganha 6.
Exemplo: Secret power é smart com 1.
Em Sinnoh, Coordenadores entram com um Pokémon para cada rodada, e geralmente vestem-se para competir, além disso, costumam usar cápsulas e selos para tornar a entrada de um Pokémon mais atraente. Aqui, as competições incluem desempenhos individuais e duplos, com o Grande Festival exigindo apresentações duplas, e Marian é a mestre de cerimônias. Quando Dawn participou do Grande Festival de Sinnoh, a Coordenadora e Líder de Ginásio Fantina juntou-se ao corpo de jurados do evento, que foi realizado no Lago do Valor.
Jogos
Os contest são competições de beleza (Beauty), inteligência (Smart), fofura (Cute), força (Tough) e maneirismo (possível tradução de Cool) exclusivos de Ruby, Saphire e Emerald. No começo das competições você deve exibir o seu pokémon a platéia, e dependendo da quantia de pokéblocks que você deu pra ele do tipo de concurso e dos neutros, isso pode ajudar muito na fase final.
Na segunda parte essas competições são como uma batalha, o pokémon pode utilizar qualquer um de seus 4 golpes, mas os tipos dele serão os já descritos acima. Em um contest de Beauty por exemplo, se você usar um golpe de Beauty, você ganhará um coração a mais no turno e aumentará a platéia em um ponto (máximo 5), quando a platéia chegar aos 5 pontos você ganhará 8 corações ao invés de 1. Se usar um golpe Cool ou Cute (que são nulos de Beauty) nada mudará nos seus corações e na platéia, mas se usar golpes de Tough ou smart (que são negativos a Beauty) diminuirá em 1 a platéia e seus corações não mudam.
Existe uma ordem de pentágono a seguir, os que se encostam são nulos entre sim, os que não estão ligados são negativos:
Normais
Efeito: nenhum
Exemplo: o fire punch, ele não tem efeito e te dá 4 corações.
Jam
Efeito: esse tipo de golpe é chamado de Jam, para se proteger dos golpes de Jam use golpes avoid.
Exemplo: Psyquic é smart, tem 1 coração e tira 3 dos pokémon da frente.
Avoid
Efeito: Se defender de todos os Jams.
Exemplo: Safegard é Beauty, tem 1 coração.
Avoid Once
Efeito: O mesmo do avoid mas só funciona uma vez.
Exemplo: Counter é Tough, tem 1 coração.
Stop Crowd
Efeito: parar a platéia dor 1 turno depois do seu golpe.
Exemplo: Fire spin é Beauty, te dá 3 corações.
Skip
Efeito: O pokémon não ataca no próximo turno e não recebe jams esse turno.
Exemplo: Hyper Beam é Cool, te dá 4 corações e tira 4 dos da frente.
Further
Efeito: Depois desse golpe seu pokémon não pode mais atacar e nem usarem Jams nele.
Exemplo: Selfdestruct Beauty te dá 8 corações.
Jam Attention
Efeito: Um Jam que tira corações dependendo dos corações dos outros, quanto mais corações os oponentes tiver, mais eles tiram.
Exemplo: Giga Drain smart te dá 2 corações e tira 1.
Jam Front
Efeito: Um Jam que pega apenas o pokémon na sua frente.
Exemplo: Knon off smart te dá 1 e tira 4.
Ealier
Efeito: No próximo turno seu pokémon ataca primeiro.
Exemplo: Argility Cool, te dá 3.
Latter
Efeito: No próximo turno seu pokémon ataca por útimo.
Exemplo: Revenge Tough, te dá 3.
Scrambles
Efeito: No próximo turno a ordem dos pokémon que vai atacar é randômica.
Exemplo: Confuse Ray smart, te dá 3.
Peformer Fist
Efeito: Se for em primeiro ganha 4 estrelas a mais.
Exemplo: Swift Cool, te dá 2.
Performer Lastter
Efeito: Você ganha 0 corações de bônus se estiver em primeiro, 1 em segundo, 2 em terceiro e 5 em último.
Peformer Last
Efeito: Se for em último ganha 4 corações a mais.
Exemplo: Reversal Cool, te dá 2.
Booster
Efeito: Adiciona uma estrela ao pokémon, pra cada appeal que um pokémon usar, dá + 1 nos corações
Exemplo: Dragon dance, te dá 1.
Nuller
Efeito: Limpa os Boosters de todos os pokes da frente.
Exemplo: Haze Beauty, te dá 3.
Consious
Efeito: Se o oponente usar um Jam tira o dobro de corações.
Exemplo: Take down Tough, te dá 3.
Exciter
Efeito: Excita a audiência em qualquer contest.
Exemplo: Return te dá 1 e é cute.
Fronto Goes
Efeito: Se o pokémon da frente fizer menos que 3 corações, esse golpe te dá 3 extras, se fizer mais que 3 te dá 3 a menos, se fizer 3 num muda nada.
Exemplo: Surf é Beauty, te dá 3.
Repetealy
Efeito: Pode ser repetido quantas vezes quiser sem perder pontos ou bônus da platéia.
Exemplo: Hidden power e é smart, te dá 3.
Nervous
Efeito: Deixa alguns dos pokémon que atacaram antes de você nervosos, fazendo eles não atacarem.
Exemplo: Encore cute com 2 corações.
Copier One
Efeito: você ganha o mesmo número de corações que o golpe do oponente na sua frente a mais.
Exemplo: Mirror move com 1 coração, smart.
Copier All
Efeito: você ganha metade do número de corações da soma dos oponentes que atacaram antes de você arredondando para baixo, tudo como extra.
Exemplo: Thief com 1 coração, Tough.
Anti-Combo
Efeito: Zera os contadores de combos.
Exemplo: Flash com 3 corações, beauty.
Jam Same-Type
Efeito: Tira 3 a mais de quem usar um golpe do mesmo tipo que esse.
Exemplo: Streng Tough dá 2 e tira 1.
Jam Combo
Efeito: Tira 4 corações a mais dos pokémon que começaram um combo.
Exemplo: Sluge bomb Tough, te dá 2 e tira 1.
Same-Type
Efeito: Se o golpe da frente for do mesmo tipo do poké da sua frente te dá 4 corações de bônus.
Exemplo: Steel wing cool com 2.
Crowd excite
Efeito: Dependendo dos pontos da platéia antes do seu golpe você ganha os pontos, se tiver 1 ganha 1 de bônus, com 2 é 2, com 3 é 3 e se estive com 4 ganha 5 a mais
Exemplo: Sunny day é beauty, te dá 1.
Randon
Efeito: A pode ganhar bônus nenhum, de 1 ponto, de 3 e até de 7.
Exemplo: Syntesys é smart de 1 coração.
Stars Base
Efeito: Você ganha corações de bônus por cada estrela que seu pokémon tenha. Se você tiver 0 ganha 0, com 1 ganha 2, com 2, 4 e com 3 ganha 6.
Exemplo: Secret power é smart com 1.
COMBOS:
Combos são 2 golpes que se usados na ordem correta garantem ao segundo golpe o dobro de corações normais.
Exemplo: Sunny day com Fire punch faz Fire punch ficar com 8 corações.
Combos são 2 golpes que se usados na ordem correta garantem ao segundo golpe o dobro de corações normais.
Exemplo: Sunny day com Fire punch faz Fire punch ficar com 8 corações.
Abaixo está a lista de ataques que geram combos*:
*Em Pokémon Ruby/Saphire e Emerald
Primeiro Golpe | Segundo Golpe |
________________Belly Drum_______________ | _______________Rest_______________ |
Calm Mind | Confusion Dream Eater Future Sight Light Screen Luster Purge Meditate Mist Ball Psybeam Psychic Psycho Boost Psywave Reflect |
Charge | Shock Wave Spark Thunder Thunderbolt Thunderpunch Thundershock Thunder Wave Volt Tackle Zap Cannon |
Charm | Flatter Growl Rest Tail Whip |
Confusion | Future Sight Kinesis Psychic Teleport |
Curse | Destiny Bond Grudge Mean Look Spite |
Defense Curl | Rollout Tackle |
Dive | Surf |
Double Team | Agility Quick Attack Teleport |
Dragonbreath | Dragon Claw Dragon Dance Dragon Rage |
Dragon Dance | Dragonbreath Dragon Claw Dragon Rage |
Dragon Rage | Dragonbreath Dragon Claw Dragon Dance |
Earthquake | Eruption Fissure |
Endure | Flail Reversal |
Fake Out | Arm Thrust Faint Attack Knock Off Seismic Toss Vital Throw |
Fire Punch | Ice Punch Thunderpunch |
Focus Energy | Arm Thrust Brick Break Cross Chop Double-Edge Dynamicpunch Focus Punch Headbutt Karate Chop Sky Uppercut Take Down |
Growth | Absorb Bullet Seed Frenzy Plant Giga Drain Leech Seed Magical Leaf Mega Drain Petal Dance Razor Leaf Solar Beam Vine Whip |
Hail | Aurora Beam Blizzard Haze Ice Ball Ice Beam Icicle Spear Icy Wind Powder Snow Sheer Cold Weather Ball |
Harden | Double-Edge Protect Rollout Tackle Take Down |
Horn Attack | Horn Drill Fury Attack |
Hypnosis | Dream Eater |
Ice Punch | Fire Punch Thunderpunch |
Kinesis | Confusion Future Sight Psychic Teleport |
Leer | Bite Faint Attack Glare Horn Attack Scary Face Scratch Stomp Tackle |
Lock-On | Superpower Thunder Tri-Attack Zap Cannon |
Mean Look | Destiny Bond Perish Song |
Metal Sound | Metal Claw |
Mind Reader | Dynamicpunch Hi-Jump Kick Sheer Cold Submission Superpower |
Mud Sport | Mud-Slap Water Gun Water Sport |
Mud-Slap | Mud Sport Sand-Attack |
Peck | Drill Peck Fury Attack |
Pound | Doubleslap Faint Attack Slam |
Powder Snow | Blizzard |
Psychic | Confusion Future Sight Kinesis Teleport |
Rage | Leer Scary Face Thrash |
Rain Dance | Bubble Bubblebeam Clamp Crabhammer Dive HydroCannon Hydro Pump Muddy Water Octazooka Surf Thunder Water Gun Water Pulse Water Sport Water Spout Waterfall Weather Ball Whirlpool |
Rest | Sleeptalk Snore |
Rock Throw | Rock Slide Rock Tomb |
Sand-Attack | Mud-Slap |
Sandstorm | Mud Shot Mud-Slap Mud Sport Sand Tomb Sand-Attack Weather Ball |
Scary Face | Bite Crunch Leer |
Scratch | Fury Swipes Slash |
Sing | Perish Song Refresh |
Sludge | Sludge Bomb |
Sludge Bomb | Sludge |
Smog | Smokescreen |
Stockpile | Spit-Up Swallow |
Sunny Day | Blast Burn Blaze Kick Ember Eruption Fire Blast Fire Punch Fire Spin Flame Wheel Flamethrower Heat Wave Moonlight Morning Sun Overheat Sacred Fire Solarbeam Synthesis Weather Ball Will-O-Wisp |
Surf | Dive |
Sweet Scent | Poisonpowder Sleep Powder Stun Spore |
Swords Dance | Crabhammer Crush Claw Cut False Swipe Fury Cutter Slash |
Taunt | Counter Detect Mirror Coat |
Thunderpunch | Fire Punch Ice Punch |
Vice Grip | Bind Guillotine |
Water Sport | Mud Sport Refresh Water Gun |
Yawn | Rest Slack Off |
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