terça-feira, 17 de julho de 2012

Informações de Batalha


Para ser um grande mestre Pokémon não basta se ter os melhores Pokémons. É preciso que você conheça tudo dele e da batalha. Pensando nisso o Ecruteak Town fez um resumo de tudo que você precisa saber para ser um mestre:

Atributos


Talvez já se tenha perguntado para que servem os status dos Pokémon nas batalhas, e aqui vai a descrição de cada um:

Hit Points (HP)
O HP é simplesmente a vitalidade do Pokémon, a quantidade de energia que ele possui, sendo que, numa batalha, se o HP do Pokémon acabar, automaticamente ele perderá a batalha.

Attack / Ataque
A quantidade do ataque determina a força dos golpes físicos do Pokémon. Quanto maior o ataque, maior será a força dos golpes físicos, ou seja, os golpes diretos, em que o Pokémon “encosta” no outro.

Defense / Defesa
A defesa do Pokémon funciona para defendê-lo de golpes físicos, ou seja, dos ataques do oponente que “encostam”  nele. Esses são na verdade os golpes de ATAQUE do outro Pokémon.

Special Attack / Ataque Especial
São os golpes de distancia em que o pokémon NÃO “encosta” no outro. Exemplos desses golpes: lança-chamas, raio de gelo, raio solar, etc.

Special Defense / Defesa Especial
É a defesa do usuário contra os ataques especiais do oponente, os golpes que usam o ATAQUE ESPECIAL, ou seja, que não há contato entre um Pokémon e outro, eles não se encostam.

Speed / Velocidade
Define quem vai atacar primeiro numa batalha. Quem tiver o SPEED maior começa a atacar.
Quando um Pokémon é paralizado, sua velocidade, ou speed cai muito o que prejudica ele numa batalha fazendo com que passe a atacar depois (se o speed fosse maior. Dependendo dos levels, pode ser que a paralizia não faça o paralizado atacar depois, porque o speed não caiu o suficiente para ser menor que o do adversário).

Accuracy / Mira
Todo Pokémon começa com a mira em 100% numa batalha, porém, nem todos os golpes têm tanta chance assim, fazendo com que o usuário possa errar o golpe. Há ataques que pioram a mira dos Pokémon, como Sand Attack, ou Ataque de areia que fazem com que o adversário do usuário perca um pouco de sua mira, facilitando ainda mais a perca do golpe. Há também ataques com exceções como Swift que NUNCA erram.

Habilidades

A partir da terceira geração, de Pokémon Ruby e Sapphire para frente, foi adicionado características nos Pokémons que auxiliam durante e fora das batalhas. Por exemplo, na vida real, da mesma maneira que os gambás produzem um líquido fétido para se proteger dos predadores, no mundo Pokémon, o Grimmer, Muk, Stunky e Skuntank possuem a habilidade Stench (Mau-cheiro) e repelem o treinador de Pokémon selvagens.


  

Há muitos Pokémons que possuem mais de uma habilidade (o máximo são duas), e Pokémons que possuem habilidades únicas, como Castform e Arceus. Para ser um bom treinador Pokémon é muito importante saber as habilidades de seus monstrinhos e ter suas estratégias incrementadas com eles, além de estar ciente de suas fraquezas. Afinal, há como burlar as habilidades:
Se um Pokémon com Synchronize (Sincronismo) estiver paralisado, ele tende de passar sua alteração de status ao Pokémon adversário. Mas se o oponente possuir a habilidade Limber, que previne o Pokémon de ficar paralisado, isso não acontecerá.

Status 

  • Queimadura (Burn): tira um oitavo do total de HP do Pokémon a cada turno e reduz o Ataque.
  • Congelamento (Freeze): o Pokémon congelado não poderá atacar. Terá em torno de 10% de chances de ser curado em cada round e será descongelado se for atacado com ataques do tipo Fogo.
  • Paralisia (Paralysis): o Pokémon tem chance de não atacar quando estiver paralisado e tem 25% menos Velocidade.
  • Envenenamento (Poison): o Pokémon levará um oitavo do total de seu HP de dano.
  • Dormindo (Sleep): o Pokémon não poderá atacar e ficará de um à sete turnos dormindo.
  • Atração (Attract): um Pokémon atraído tem 50% de chances de não atacar e só pode ser atraído pelo gênero oposto.
  • Confusão (Confusion): um Pokémon confuso tem 50% de chance de acertar a si mesmo.
  • Recuo (Flinch): será chamado de recuo e o Pokémon não atacará.

Fenômenos no campo de batalha

  • Raios de Sol (Sunlight): é quando um intenso raio de sol aparece na batalha. Aumenta o poder de ataques do tipo Fogo em 50%, reduz o poder dos ataques do tipo Água em 50% e diminui a Precisão dos ataques do tipo Elétrico em 50%.
  • Chuva (Rain): é quando uma intensa chuva aparece na batalha. Aumenta o poder dos ataques do tipo Água em 50%, reduz o poder dos ataques do tipo Fogo em 50% e aumenta a Precisão dos ataques do tipo Elétrico em 50%.
  • Tempestade de Areia (Sandstorm): diminui a precisão de ataques do tipo Elétrico em 50%, aumenta 1.5 vezes a Defesa Especial dos Pokémon do tipo Rocha e faz dano a cada turno se o Pokémon não for do tipo Rocha, Terrestre ou Metálico.
  • Chuva de Granizo (Hail): faz dano a cada turno se o Pokémon não é do tipo Gelo.

Vocabulário de batalha

  • Super Efetivo (Super Effective): faz o dobro de um dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Rocha for acertado por um ataque do tipo Água, o dano será super efetivo, por causa da fraqueza.
  • Não tão Efetivo (Not Very Effective): faz metade do dano normal. Depende do tipo do Pokémon e do ataque. Se um Pokémon do tipo Água é atingido por um ataque de Rocha, o dano será "não tão efetivo", pois Pokémons aquáticos não têm fraqueza contra o tipo Rocha.
  • Dano Crítico (Critical Hit): faz o dobro de um dano super efetivo. Depende das estatísticas de ataques e defesa para ocorrer. Se o ataque do Pokémon que ataca for muito alto, e a defesa do Pokémon que for atingido for muito baixa, poderá ocorrer um critical hit.
  • STAB (Same-Type Attack Bonus): Bônus por Ataque do Mesmo Tipo. Por exemplo, quando um Pokémon do tipo Fogo usar um ataque do tipo Fogo, o dano terá 150% a mais que um dano normal.
  • OHKO (One-Hit KO): Nocaute com um hit. São quatro ataques com 5 PP's e 30% de precisão. Os ataques OHKO são: Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.
  • PP (Power Points): determina quantas vezes o Pokémon poderá utilizar um dado movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Designed: Blogger Templates and Ecruteak Town